sexta-feira, 12 de março de 2010

todos os dias a olhar para mim...

Ganesh, filho de Shiva (um dos 3 deuses Hindus, juntamente com Bramahn e Vishnu) e Parvati (a minha deusa Hindu preferida só porque é linda). Ga simboliza Buddhi (intelecto) e Na simboliza Vijnana (sabedoria).
É representado como um Deus amarelo ou vermelho, com uma grande barriga que contém infinitos Universos (simboliza a benevolência da natureza, a sua habilidade em absorver os sofrimentos do Universo e proteger o mundo), quatro braços (representam os quatro atributos do corpo subtil: a mente, o intelecto, o ego e a consciência condicionada. Representam a pura consciência que permite que estes quatro atributos funcionem em nós). Uma mão em uma pose de bênção, refugio e protecção e as outras seguram um machado (símbolo da restrição de todos os desejos que trazem dor e sofrimento, para destruir os obstáculos e levar ao caminho certo e da verdade), um chicote (símbolo da força que leva à eterna beatitude de Deus, para deixar os desejos mundanos de lado) e uma flor de lótus (simboliza o mais alto objectivo da evolução Humana, a realização do verdadeiro Eu). A cabeça de elefante (fidelidade, inteligência e poder discriminativo) com o tridente de Shiva desenhado na testa (simboliza o tempo - passado, presente e futuro- e a superioridade de Ganesh sobre ele) com orelhas abertas (sabedoria, habilidade de ouvir e de reflectir sobre verdades espirituais, indicam que quando Deus é conhecido, todo conhecimento também é), de tromba curvada (potencialidades intelectuais que se manifestam na faculdade de discriminação entre o real e o irreal), só com uma defesa (habilidade de superar todas as formas de dualismo) e com as pernas cruzadas (vivência e participação no mundo material assim como no mundo espiritual, a habilidade de viver no Mundo sem ser do Mundo).
Ganesh o símbolo das soluções lógicas. Com corpo humano e cabeça de elefante. É o símbolo daquele que descobriu a Divindade dentro de si mesmo. Representa o perfeito equilíbrio entre força e bondade, poder e beleza. Simboliza as capacidades discriminativas, a habilidade de perceber a distinção entre verdade e ilusão, o real e o irreal.

Não contam os livros mas contam os miúdos de Varanasi, a cidade sagrada sobre o Ganges e a mais bonita do Mundo, que Ganesh, filho de Parvati e Shiva, ficou com a sua mãe, Parvati, quando Shiva teve que partir para longe durante muitos anos. Ao voltar, Shiva encontra Parvati com um homem na sua cama e corta-lhe a cabeça. Não se tinha apercebido que era o seu filho que entretanto tinha crescido. Desesperado procurou o primeiro animal que encontrou para dar uma cabeça ao seu filho. Esse animal foi o elefante.

Pergunta na Índia quem é Ganesh e simplesmente te vão dizer que é o Deus da “boa sorte” provavelmente porque é difícil demais de explica-lo a um estrangeiro.

Sem comentários: