sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

o porquê... FILOSOFIA.




Filosofia
(do grego Φιλοσοφία:
philia - amor, amizade + sophia - sabedoria) é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de ideias (ou visões de mundo) numa situação geral, abstrata ou fundamental.
Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceites sobre a sua própria realidade.
As interpretações comumente aceites pelo homem constituem inicialmente a estrutura base de todo o conhecimento.
Estas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração.
Ocorreram inicialmente através da observação dos fenómenos naturais e sofreram influência das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade, isto em conformidade com os padrões de comportamentos éticos ou morais tidos como aceitáveis em determinada época por uma determinado grupo ou determinada relação humana.
A partir da Filosofia surge a Ciência, pois o Homem reorganiza as inquietações que assolam o campo das idéias e utiliza-se de experimentos para interagir com a sua própria realidade.
Assim a partir da inquietação, o homem através de instrumentos e procedimentos equaciona o campo das hipóteses e exercita a razão.
São organizados os padrões de pensamentos que formulam as diversas teorias agregadas ao conhecimento humano.
Contudo o conhecimento científico por sua própria natureza torna-se suscetível às descobertas de novas ferramentas ou instrumentos que aprimoraram o campo da sua observação e manipulação, o que em última análise, implica tanto na ampliação, quanto o questionamento de tais conhecimentos.
Neste contexto a filosofia surge como "a mãe de todas as ciências".
Didaticamente, a Filosofia divide-se em:

Lógica: trata da preservação da validade e dos modos de se evitar a inferência e raciocínio inválidos.

Metafísica ou ontologia: estudo do que se estabelece para além da circuntância física; trata da realidade, do ser e do nada.

Epistemologia ou teoria do conhecimento: episteme, estudo sobre a ciência - trata da crença, da justificação e do conhecimento; cognoscere como conhecer relação sujeito - objecto.

Ética: disciplina filosófica que estuda o valor, noção de bem e de mal.

Filosofia da Arte ou Estética: trata do belo ; da capacidade transfigurativa, transformadora e criativa do ser humano.
Não me levem a mal... mas é obrigatório saber... :)


1 comentário:

Fernando Gabriel disse...

o amor e a busca de sabedoria são coisas preciosas. sentimentos q nem todos possuem. ;) parabens
agora de volta aos livros e a filosofia... sem ser o "mundo de sofia" e o "etica para um jovem" ha outros livros q me recomendes sobre a ciencia do conhecimento? bj